quarta-feira, 15 de junho de 2011

A última da cidade, proibido morrer...

Pudemos ontem ler no blog de Erasmo Oliveira, Voz da Serra, uma postagem que versava sobre os problemas de Portalegre a qual ele intitulou de “Portalegre tem solução?”, em que ele questionava o trabalho realizado pelo administrador público durante os dezesseis anos em que permaneceu e ainda permanece à frente do poder público. Dentre os vários problemas, o blogueiro citou a grande quantidade de cachorros nas ruas da cidade, o carro dos estudantes, a falta de médicos plantonista, entre outros.

Nesse sentido, ao nos encontrarmos indignados também com a situação queremos apresentar mais um problema que ora passa a residir em nosso município, que é o caso do cemitério público da cidade, pois o mesmo não dispõe mais de espaço para ser cavadas covas onde são depositados os restos mortais dos nossos entes queridos. Vale lembrar, que o cemitério foi ampliado há alguns anos atrás, porém de forma incoerente, tendo em vista que em pouco tempo esgotou todo seu território. Diante disso, nos indagamos sobre o que será feito de forma imediata, afinal, não podemos agendar o dia em que devemos morrer.
 Para as famílias que possuem túmulo e ainda possuem vagas neles, elas teem a possibilidade de enterrar seus familiares, e as outras pessoas que não tem, como fica? Será preciso levá-los para outras cidades?  Ou falando ironicamente agora, será que vai ser criado um crematório em que os corpos serão cremados e depositados em pequenas urnas, não necessitando assim, de grandes espaços?
Porém, acho muito difícil que essa possiblidade aconteça, pois usando as palavras de Erasmo em 16 anos não foi pensando, nem tomada nenhuma providência, imagine de forma imediata. Assim, o aviso que ora cabe-nos mediante essa situação é: “Atenção todos os cidadãos da nossa cidade, tendo em vista a falta de espaço no cemitério público, pedimos a compreensão de todos para não morrer enquanto isso não seja solucionado, pedimos ainda a compreensão de todos no sentido de que tudo no município acontece de forma lenta e com isso não vai ser diferente. Outro agravante que corrobora com esse pedido é a falta de médicos, portanto, não adoeça também, pois as doenças aceleram o processo da morte. Certos da colaboração de todos, agradecemos desde já.” Vendo a situação por essa ótica poderia ser considerada até cômica, porém, a situação é trágica.
Termino nossa postagem pedindo uma solução rápida, pois é uma vergonha chegarmos a esse nível de problemas, afinal, não bastam os que os vivos já tem, agora os mortos precisarão enfrentar também dificuldades? Lembrem-se que isso mais que uma obrigação do poder público é uma necessidade básica para todos os seres humanos, pois a morte não leva em consideração raça, sexo, idade, nível social e/ou econômico, enfim, esse é o destino de todos nós por mais futuro ou mais próximo que seja. 
Recomendo que assistam, muito bom: 


Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iwb3b-tdk50 acessado em  15 de junho de 2011.

Um comentário: