terça-feira, 19 de julho de 2011

Sobre a greve dos professores da UERN

CATEGORIAS VÃO NEGOCIAR COM REPRESENTANTES DO GOVERNO NESTA SEMANA
O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Professor Milton Marques de Medeiros, recebeu na tarde desta segunda-feira (18), representantes da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que formam o comando de greve da instituição, para apresentar os resultados da reunião que teve, na última sexta-feira (15), com o Secretário Estadual de Administração, Anselmo Carvalho; a Secretária Estadual de Educação, Betania Ramalho; e com a Governadora Rosalba Ciarlini, a respeito de uma posição sobre a pauta de reivindicações do movimento grevista. 
O Professor Milton Marques afirmou que o Governo do Estado continua mantendo o mesmo discurso, embora reconheça e respeite o direito dos servidores da UERN terem o reajuste de 23,98%, principal reivindicação do movimento grevista com o Governo do Estado. "O Governo do Estado continua afirmando que está com uma despesa de 92% da folha de pagamento e apenas 8% a custeio e investimento. Outro ponto apresentado é de que não está havendo uma receptividade do Governo Federal em relação a obras. Além disso, ainda há o limite prudencial. Houve um momento em que eu perguntei sobre a proposta apresentada aos professores do ensino médio, de conceder o reajuste até o final deste ano, de forma escalonada, mas o que o Governo relatou é de que falou-se em três anos, não em três meses. De retorno, o Governo disse que reconhece e respeita os 23,98% como direito nosso, mas não foi apresentada nenhuma proposta concreta. Se pensou, mas não foi definido como proposta, mas uma conversa, de pagar esse percentual em 2011, 2012 e 2013 ", afirmou o Reitor. 
Diante da falta de apresentação de uma proposta concreta por parte do Governo do Estado, o reitor Milton Marques de Medeiros propôs uma reunião dos secretários estaduais, incluindo o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso, e o Secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, em Mossoró, na própria Universidade, com os representantes do movimento grevista, a fim de negociar os pontos apresentados na pauta de reivindicações. A reunião ainda não foi agendada, mas a previsão do reitor Milton Marques é de que ocorra nesta quinta ou sexta-feira. Até lá, haverá reuniões setoriais com professores, técnicos administrativos e estudantes para definir as prioridades e enxugar a pauta de reivindicações, acatando sugestão apresentada pelo vice-presidente da Aduern, Neto Vale.
Ao longo desta semana, a reitoria da UERN vai agendar a reunião e divulgar a data marcada para a negociação que poderá colocar fim à greve na instituição. 

Fonte: www.uern.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário