domingo, 8 de maio de 2011

106 anos de Amélia Ricarte

A senhora Amélia Ricarte, mais conhecida como Amélia de Tomás, residente no Sítio Mata completa hoje 106 anos de idade um fato histórico na nossa cidade (Portalegre).
Ao saber disso, entrei em contato com o Professor Naves Dias que reside próximo à casa de dona Amélia e que no ano do seu centenário juntamente com outras pessoas interessadas na sua história de vida iniciaram uma pesquisa, o que culminou na escrita de um texto que segundo o docente é utilizado na escola da comunidade, principalmente, nas aulas de Cultura.
Segundo ele, dona Amélia engravidou sete vezes, porém pelas dificuldades e a falta de assistência da época se criaram apenas três filhos. Apesar de sua idade ela vive uma vida normal e pacata, demonstrado assim, sua força de vontade em continuar vivendo.
Naves nos evidenciou que durante as pesquisas através de entrevistas a senhora Amélia contou que quando era jovem não tinha escolas, por isso, não aprendeu a ler e como boa rezadeira que é, diz que aprendeu a rezar ouvindo os outros e evidenciou saber o Ofício completo de Nossa Senhora decorado, pois sempre foi uma fervorosa seguidora da fé cristã. Revelou durante as conversas que gosta muito de missas e, hoje, como não pode se deslocar com muita frequência para a igreja e assiste sempre pela televisão.
Queremos agradecer aqui a colaboração do professor Naves que gentilmente cedeu por celular algumas informações importantes, pois esse dia não poderia passar em branco a vista do “Até eu tenho um blog” que fica muito feliz em conhecer um belo exemplo de vida como o de dona Amélia.
Aconselho a Naves a procurar uma forma adequada para registrar esse texto para podermos torná-lo público, pois dona Amália faz parte e continuará fazendo parte de um pedaço da nossa história como portalegrenses não só pelos seus 106 anos, mas pela sua contribuição para a sociedade como rezadeira, pois enquanto se sentia disposta para atender aos que chegavam em busca de sua reza, fazia isso de bom grado. Eu sou um exemplo vivo disso, pois me lembro de várias vezes minha mãe ter me levado a ter dona Amélia em busca de sua reza para curar males que conhecemos como quebrante.
Fica aqui minha dica para o próximo exemplar do Jornal de Portalegre sobre a coordenação de Edielson Soares que tenho certeza que se interessará pela história de Amélia Ricarte.

Parabéns dona Amélia que Deus a ilumine e lhe conserve entre nós...

Um comentário:

  1. Muito legal Aedson,confesso que nem sabia que tinhamos en nossa querida serra uma cristã tão forte. 106 anos não é pra qualquer um. Concerteza Dona Amélia é uma fonte rica de cultura e historia. Acredito que o texto devia ser, realmente, divulgado.

    tuitte: #parabensdonaamelia

    ResponderExcluir