segunda-feira, 12 de março de 2012

Vozes velozes, veludadas vozes....


Justificando-se...

Ultimamente tenho andado muitíssimo afastado diga-se passagem do "Até eu tenho um blog", haja vista que vinha/venho me dedicando a outras prioridades na minha vida, afinal quando pensamos em ter uma uma página online que objetiva proporcionar leitura sobre vários assuntos precisamos ter consciência de para que isso precisamos acima de tudo tempo, dedicação, planejamento, conhecimento de causa para não sairmos passando informações incoerentes, muito menos fazendo julgamento de valores. No entanto, posso dizer que sinto muitas saudades do meu espaço, pois o vejo igualmente ao facebook como uma possibilidade de expansão da minha liberdade de expressão (talvez eles funcionem como um psicólogo, como uma válvula de escape) para as angústias, pensamentos, ideias e opiniões que não são poucas, mas que às vezes sinto a necessidade também de mantê-las apenas no meu inconsciente.
Sinto no direito de destacar que minha decisão hoje de escrever essa postagem, dá-se devido ao fato de ter constatado várias vezes no decorrer desse período em que não estava atualizando meu espaço virtual que ainda mantinha um número considerável de acesso todos os dias, o que me deixa gratificado, pois isso demonstra que os meus escritos agradavam ou desagradavam - não lemos apenas aquilo que nos satisfaz, que nos eleva a uma sensação de prazer, às vezes é apenas uma necessidade de crítica. Diante disso, só tenho de deixar meu obrigado de forma sincera, pois sei que meu objetivo estar sendo alcançado.


Justificando-se 2...

Acredito que continuarei afastado de certa forma do “Até eu tenho um blog” a não ser em casos eventuais como este, pois estarei mais ainda dedicado aos meus estudos específicos, que requerem também muita dedicação. Como todos sabem ou se não ficarão sabendo agora, graças a Deus estou formado e ainda tive a benção de passar na seleção do mestrado, dessa forma, além de muitos estudos para dá conta dessa tarefa por dois anos, tenho que estudar para passar num concurso (nem só de estudo vive o homem).

Últimos fatos....

O burburinho que tem se alarmado na cidade esses últimos dias está relacionado a chegada do ônibus para o transporte dos estudantes de Portalegre, que precisam se deslocar todos os dias para Pau dos Ferros em busca de ensino técnico e superior. Para que o feito fosse divulgado, a Prefeitura juntamente com a Secretaria de Educação convocou todos os alunos que precisam dispor desse benefício tão merecido por todos nós estudantes para uma reunião, que se deu em clima de suspense devido à forma como foi conduzida. Na verdade o que soou mais evidentemente foi o desejo de “alguns” se promoverem aproveitando-se da situação.
Além disso, ficou visível que as muitas informações que foram repassadas não condiziam com sua verdadeira natureza, deixando-nos entender que o que queriam mesmo era maquiar a realidade dos fatos, como sempre acontece. Outro ponto que merece destaque é a falta de educação de alguns presentes no recinto que revidaram de forma bruta a palavra do outro antes mesmo que este terminasse seu raciocínio, sem falar nas risadas críticas que soaram como uma forma de revolta, desespero ou outras nomenclaturas que se adequem melhor a questão, acrescente-se a isso a falta de domínio do mediador das discussões, que ao permitir a palavra a alguns chegou a usar o termo “infelizmente” quando outros iriam se posicionar, opinar já que de certa forma iam sendo colocados em evidencia. Será se faltou articulação ou isso já estava arquiteto na cabeça de alguns? Enfim, o que era para ter sido destacado e comemorado (a vinda do ônibus) acabou causando um verdadeiro espetáculo que girou em torno do ônibus recém-chegado que também causou a disputa pelo papel principal dessa história.

O discurso bonito que não conforta...

Já tivemos de presenciamos e escutamos várias vezes os responsáveis pela administração, e de uma forma mais específica do responsável por cuidar da Educação de Portalegre dizer que o município não tem obrigação com o Ensino Técnico, nem Superior, comentário esse que está ficando rechaçado e repetitivo para nós que temos que busca-los em outra freguesia. No entanto, não oferece nenhuma dessas modalidades de ensino e muito menos correm atrás delas mesmo que seja por meio de parcerias políticas, haja vista, que só agora está para ser aprovados mais seis IFRN para o interior do Estado do Rio Grande do Norte, entre os municípios contemplados estará Umarizal, Alexandria, entre outros, além disso, se formos pensar na quantidade de alunos e a localidade de Portalegre nós também poderíamos ter um núcleo da UERN como já existe em outras cidades. Pensar na educação técnica e superior é pensar num investimento em uma educação pelo menos com mais qualidade e que não vise apenas a quantidade de alunos matriculados e o numero de aprovados que chegam ao governo. Esses números numa visão crítica da situação nada mais servem do que para maquiar outra realidade almejada pela criação do IDEB, pois os dados apresentados por ele pode até servir de referência, mas de forma significativa e concreta em relação ao nível de aprendizagem eles não funcionam e não existem. Assim, pergunta-se o que é feito no município para quem além de quantidade possamos ter qualidade no ensino aprendizagem? E não seria o Ensino Fundamental uma responsabilidade do município? Para ilustrar o quadro da quantidade lembremos o fato que ocorria numa das escolas municipais de Portalegre, a qual ofereceu um ano um computador e no outro uma bicicleta para ser sorteada entre os alunos que se matriculassem. Isso nos leva a comprovar exatamente o que vem sendo exposto, busca-se quantidade e não qualidade, sendo que é impossível ter qualidade com salas cheias de alunos.

Agradecimentos específicos...

A Deus por ter providenciado o ônibus, pois só ele não cobra as coisas por ele realizadas ou ofertadas, ao contrário das criaturas terrenas que brincam ou acham que podem  ser Deus...
Fica os agradecimentos também para os administradores da APRUP que tão gentilmente cederam seu veículo e motorista para nos transportar todos os dias, sem esse auxílio não sei como tinha ficado a situação. Nessa parceria quero destacar a pessoa de Neto do Padre por ter enfrentado a tarefa diária de nos conduzir com responsabilidade e paciência, afinal ele estava lidando com muitas personalidade o que requer um jogo de cintura diferenciado.


Da ignorância e da inteligência que me acomete, a hora certa de me calar sobre determinados assuntos, afinal quem muito fala, muito erra... e normalmente é isso que ocorre...



Nenhum comentário:

Postar um comentário